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A EVOLUÇÃO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA E OS MERCADOS DE AÇÚCAR E DE ÁLCOOL CARBURANTE NO BRASIL: A NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE AgEcon
Ramos, Pedro.
O texto analisa o surgimento e evolução do mercado de álcool carburante no Brasil, destacando seu elo com a trajetória do mercado interno e exportações de açúcar. Mostra que durante muito tempo tais mercados foram marcados pela ação planejadora por parte do órgão estatal (o IAA/Instituto do Açúcar e do Álcool) criado em 1933, e que o enfraquecimento de tal incumbência quando do advento do Proálcool em 1975 foi seguido do esvaziamento de outras atribuições do órgão entre 1985 e 1990, quando foi extinto. Destaca o comportamento da mistura de álcool anidro à gasolina, o ufanismo quanto à possibilidade de substituição do consumo de gasolina pelo de álcool hidratado, a crise de abastecimento deste álcool em 1989/90 e o problema decorrente da possibilidade de...
Tipo: Conference Paper or Presentation Palavras-chave: Brasil; Mercados; Açúcar; Álcool; Planejamento; Brazil; Markets; Sugar; Alcohol; Planning; Agribusiness.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/112757
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A "masculinização" da produção de leite Rev. Econ. Sociol. Rural
Magalhães,Reginaldo Sales.
O fortalecimento de organizações sociais que possibilitaram fazer da produção de leite uma atividade destinada ao mercado provocou profundas mudanças na divisão sexual do trabalho. A análise sociológica das trocas intradomiciliares nos estabelecimentos rurais familiares mostra que tradições culturais, diferenças de poder entre os gêneros e contextos sociais que ampliam diferenças de acesso aos mercados entre homens e mulheres são as bases sociais e culturais de uma hierarquia estruturada segundo sexo e geração, no qual as mulheres, especialmente as mais jovens, ocupam posições de grande desvantagem. Com o fortalecimento de cooperativas, a produção de leite passou a ocupar um lugar de destaque no provimento de recursos da família, mas o domínio da atividade...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Gênero; Mercados; Sociologia econômica.
Ano: 2009 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032009000100010
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Agroturismo e Circuitos Curtos de Comercialização de Alimentos Orgânicos na Associação “Acolhida na Colônia” - SC/Brasil Rev. Econ. Sociol. Rural
Fantini,Andrea; Rover,Oscar José; Chiodo,Emilio; Assing,Lucilene.
Resumo: Muitos agricultores familiares ligados à associação de agroturismo “Acolhida na Colônia” (AC) produzem alimentos orgânicos em quantidade superior à venda no estabelecimento. O presente artigo analisa a orientação deles ao mercado, testando a hipótese de que a procura por outras possibilidades de venda poderia aproveitar a relação que eles já construíram com os consumidores, adotando uma abordagem de marketing de relacionamento. Foi pesquisada a relação dos agricultores familiares com os circuitos curtos de comercialização (CCC), identificando as motivações e problemáticas para a inserção deles nesses circuitos, diferenciando-os em clusters, conforme a orientação de mercado praticada. Foi identificado que todos possuem sensibilidade para formas de...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Agricultura familiar; Análise multivariada; Mercados; Produto orgânico.
Ano: 2018 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032018000300517
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El temprano desarrollo de la vitivinicultura en Mendoza y en Canelones (1870-1930): Un análisis comparado Mundo agrario
Bonfanti,Daniele.
A partir de finales del siglo XIX, la vitivinicultura cumplió un rol determinante en el proceso de modernización rioplatense contribuyendo a la diferenciación de la producción y provocando una rápida industrialización de un sector agrícola. Además, revitalizó a las economías locales, que se reinsertaron en los mercados nacionales como zonas especializadas. El artículo representa un primer intento de análisis comparativo del desempeño del sector en las dos principales áreas vitivinícolas rioplatenses: el departamento de Canelones (Uruguay) y la provincia de Mendoza (Argentina).
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Vitivinicultura; Mendoza; Canelones; Mercados.
Ano: 2005 URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-59942005000200009
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Importância econômica do abacaxi. Infoteca-e
BAYMA, M. M. A.; SA, C. P. de.
A produção local não é suficiente para atender o mercado interno do estado do Acre, sendo necessária a importação de outras unidades da federação, principalmente de Rondônia, Amazonas e São Paulo, no período da entressafra. Nesse aspecto, a adoção da técnica de escalonamento da produção pode apresentar uma oportunidade de incremento da renda familiar para os produtores do Acre, por tratar-se de uma produção sazonal (de safra).
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Piñas; Explotación agrícola familiar; Cultivo a pequeña escala; Valor de mercado; Productividad económica; Mercados; Acre; Amazônia Ocidental; Western Amazon; Amazonia Occidental; Abacaxi; Ananás Comosus; Agricultura Familiar; Pequeno Produtor; Agregação de Valor; Produtividade; Mercado Nacional; Mercado Internacional; Pineapples; Family farms; Small-scale farming; Market value; Economic productivity; Markets.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100112
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MERCADOS Y COMERCIALIZACIÓN DE INSUMOS EN LA CADENA DE LECHE DE VACA EN EL ESTADO DE HIDALGO AgEcon
Reyes, Venancio Cuevas; Espinosa Garcia, Jose Antonio; Romero Santillan, Fernando; Jolalpa Barrera, Jose Luis.
The objective of the present work was the one to characterize the market of farming insumos of the milk chain of cow in the state of Hidalgo with the purpose of identifying critical necks of bottle or factors that affect their development of the productive chain. The analysis of productive chains and sampling of proportions of Maxima variance was used. To the channels and agents of commercialization were described, as well as the markets of the inputs, identifying themselves that the supplying participate national and transnational companies actively. The balanced foods that are sold are of national origin, the forages are of crazy origin and the veterinary products and reproductive nationals and of companies and laboratories of the foreigner. One...
Tipo: Journal Article Palavras-chave: Agri Food Chain; Markets; Commercialization; Inputs; Dairymilk; Cadena agroalimentaria; Mercados; Comercialización; Insumos; Leche de vaca.; Livestock Production/Industries.
Ano: 2008 URL: http://purl.umn.edu/45843
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Os mercados da ovinocultura na pecuária familiar: proposições analíticas da Nova Sociologia Econômica Rev. Econ. Sociol. Rural
Maciel,Rodrigo Gisler; Becker,Cláudio; Neske,Márcio Zamboni.
Resumo Ao revisitar os aportes teóricos da nova sociologia econômica e suas principais contribuições ao estudo dos mercados, buscou-se refletir sobre formas alternativas de compreender a natureza e o funcionamento dos mercados da ovinocultura na pecuária familiar do Rio Grande do Sul, território historicamente atrelado à criação da espécie ovina. Dessa forma, discorreu-se no estilo de um ensaio teórico sobre as principais perspectivas teórico-metodológicas utilizadas atualmente no estudo dos mercados da ovinocultura, suas contribuições e limitações e, de forma complementar, são apresentadas proposições para o estudo dos mercados da ovinocultura na pecuária familiar a partir das recomendações encontradas na abordagem da nova sociologia econômica....
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Ovinocultura; Pecuária familiar; Mercados; Nova Sociologia Econômica.
Ano: 2019 URL: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032019000300396
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Reconfigurações institucionais nos mercados agroalimentares: a construção dos Regulamentos de Uso das Indicações Geográficas para vinhos no Brasil Mundo agrario
Niederle,Paulo Andre; Bruch,Kelly Lissandra; Pinto Vieira,Adriana Carvalho.
O artigo analisa as mudanças ensejadas pela estruturação das Indicações Geográficas (IG) no segmento vinícola brasileiro. Inicialmente, discute o papel das normas e padrões na governança dos mercados. Em seguida, com base em pesquisas conduzidas em cinco regiões vinícolas brasileiras, analisa o processo de construção dos Regulamentos de Uso. Os resultados demonstram que, apesar das fragilidades institucionais que caracterizam o uso deste instrumento de propriedade intelectual no Brasil, existe coerência nas normas estabelecidas para os diferentes contextos estudados. Isto decorre de um processo de coordenação setorial, o qual se pauta pela construção de um sistema de IG que mescla mudança organizacional e tecnológica com a revalorização dos atributos...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Indicação de Procedência; Denominação de Origem; Vinho; Mercados; Instituições.
Ano: 2016 URL: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-59942016000300009
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UN ENFOQUE CRÍTICO DE LA LECHERÍA INTERNACIONAL Y CUBANA Rev Salud Anim.
Ponce,P.
El mercado internacional de lácteos es volátil e inestable y su tendencia general es a mantener e incluso incrementar los precios, una vez se atenúe la crisis financiera internacional. Por ello, los países importadores deben enfocar el desarrollo lechero hacia el incremento de la producción nacional hasta cubrir toda la demanda interna, combinando la sostenibilidad de los sistemas intensivos con el desarrollo local de los pequeños y medianos productores. Considerando que los precios de los insumos se mantendrán relativamente altos en relación a los precios de la leche, los países del trópico tienen una clara ventaja competitiva al disponer de fuentes seguras de pastos y forrajes y otros alimentos que no compiten esencialmente con los alimentos para el...
Tipo: Journal article Palavras-chave: Sector lechero; Mercados; Trópico; Cuba.
Ano: 2009 URL: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0253-570X2009000200002
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